Sobre

O IDEP/RO – RONDÔNIA

O Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional – IDEP é uma autarquia, vinculada à Secretaria de Estado da Educação, dotada de autonomia administrativa, pedagógica, disciplinar, financeira, orçamentária e patrimonial, órgão gestor da Política de Educação Profissional do Estado de Rondônia.

 

Criado em dezembro de 2016, por meio da Lei Complementar 908/2016, o IDEP/RO tem o propósito de oferecer à sociedade rondoniense inúmeras oportunidades educacionais gratuitas e potencialização das forças de trabalho, como marco de sustentação e fortalecimento da capacidade profissional produtiva para o desenvolvimento competitivo do Estado, sendo legítimo parceiro das políticas sócio educacionais.

Destaques de atuação na Educação para o trabalho

O IDEP-RO possui 01 (uma) unidade executora própria, denominada, CENTEC Abaitará no Município de Pimenta Bueno, com Educação Básica do Campo, articulada na forma integrada com a Educação Profissional, Cursos Técnicos em Agroecologia, referência do Agronegócio, configurando à educação no campo conhecimento organizado por unidades de negócios, projetos e processos dirigidos às necessidades diagnosticadas, apoiadas por unidades de conhecimento e conceito de qualidade da educação, com foco em atividades técnicas e práticas formativas.

 

A priorização operacional do IDEP/RO será os cursos técnicos de nível médio, articulados com a Educação Básica, cursos pós-médio, cursos de qualificação profissional e treinamentos. Será ofertada, também, a certificação de pessoas, por competência, visando o credenciamento profissional para pessoas com domínio e conhecimento técnico adquirido ao longo da vida profissional e que não tiveram oportunidade de frequentar escolas técnicas, facilitando com isso, a comprovação do conhecimento através da certificação profissional. Todos estes processos formativos estão pautados no conceito e atuação preconizada na Educação para o trabalho.

Unidades Executoras de Educação Profissional do IDEP-RO:

  • Centro Técnico Estadual de Educação Rural Abaitará – CENTEC;
  • Escolas Técnicas Estaduais – ETEC’s;
  • Polos de Educação Profissional, anexos às escolas estaduais (Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio, CEEJA,s), além de ambientes em salas descentralizadas articuladas com outras instituições parceiras;
  • Instituições educacionais privadas ofertantes de educação profissional, nos limites dos serviços contratados ou pactuados com o IDEP/RO.

Desafios do IDEP-RO, até 2018

Formar tecnicamente 20.000 estudantes em vários programas, com Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, de forma a estimular e apoiar alternativas de trabalho autogerindo o mercado formal, além de facilitar ao cidadão a oportunidade imediata de emprego, formação solida e depois intermediada para o emprego, através do SINE/RO.

 

O IDEP/RO contribuirá para o desenvolvimento e melhoria da qualidade da educação básica integrada com a educação profissional, onde o jovem vai concluir o Ensino Médio, última etapa da Educação Básica, com uma formação robusta, porque, conjuntamente, vai ter a formação e a habilitação técnica, ampliando as oportunidades, seja para o trabalho imediato ou para a continuidade de estudos no Nível Superior.

Dimensões Articuladoras: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia

Nas Unidades Executoras do IDEP-RO, as ações transformadoras vão requerer a contribuição das áreas a serem desenvolvidas e posterior reflexão sobre os resultados. Tudo acontecerá orientado por núcleos de preparação básica para as práticas sociais. Assim o olhar e o atuar mais especializado das áreas serão integrados pelos projetos e pelas dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia, tal como demonstrado abaixo:

 

 

Programas/Projetos a serem executados

  1. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA:

         1.1.  Projeto Capacita Rondônia

 

  1. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL URBANA

        2.1. Projeto Educação Profissional concomitante ao Ensino Médio

        2.2. Projeto Tecnologia da Informação para o Ensino Médio

        2.3.  Projeto Capacita Rondônia

 

  1. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA O CAMPO

        3.1. Projeto Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio

        3.2. Projeto Capacita Rondônia