Notícias

15 de outubro de 2018

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO – IDEP – PRONATEC PRISIONAL | Apoio às Atividades Acadêmicas, Administrativas e Orientador

Uma parceria entre os ministérios da Educação e Extraordinário da Segurança Pública vai possibilitar a oferta de cursos de qualificação profissional FIC no sistema prisional.

A ação está sendo financiada pelo Ministério Extraordinário da Segurança Pública e coordenada pelo Ministério da Educação em cooperação com os estados.

O Ministério Extraordinário da Segurança Pública transferiu para o MEC R$ 48 milhões, valor que vai possibilitar fazer a qualificação profissional de 24 mil pessoas em privação de liberdade (PPL) em todo o país. Segundo os dados mais recentes do Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), em junho de 2016, existiam 726.712 pessoas privadas de liberdade no Brasil, em 1.429 unidades prisionais. Dessas, apenas 12% estudam no sistema prisional. O mesmo relatório aponta que a população prisional no Brasil aumentou 707% em relação ao total registrado no início da década de 90. Do total de presos, 89% não possuem a educação básica completa.

A demanda para essa qualificação foi levantada pelo Depen em 2017 e gerou uma parceria entre os dois ministérios para a oferta de vagas por meio do Pronatec Bolsa-Formação, em cursos de qualificação no sistema prisional nos anos de 2018 e 2019, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Para Rondônia foi destinado R$ 1.400.000,00 e com esse valor o Programa  atenderá 700 reeducandos, em 31 Unidades prisionais e ainda gerará renda para 41 profissionais da área de educação. O  Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional -IDEP responsável pela oferta de educação profissional no Estado através de sua mantida a Escola Técnica Estadual – ETEC executará as vagas previstas.

 

EDITAL – PROCESSO SELETIVO AUX. ADM E ORIENTADOR

 

LINK PARA FICHA DE INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/jfZEsPxGNMgx4LSy1

 

Categorias

Sem categoria